23 de nov. de 2010

Sonho de uma noite de verão

Sonho de uma noite de verão
Autor: William Shakespeare

Sonho de uma noite de verão, uma obra de William Shakespeare, conta uma história de uma realidade em uma só dimensão onde há elementos relacionados com a mitologia greco-romana, por exemplo. O principal fato relatado durante a história é que Egeu quer casar a força sua filha, chamada Hérmia, com Demétrio que é apaixonado por ela.
A história começa quando o Duque Teseu já está preparado para se casar com Hipólia, mas, antes desse casamento acontecer ele é chamado para resolver um problema amoroso. Esse problema é que Hérmia gosta de Lisandro, mas seu pai, chamado Egeu, não gosta dessa idéia e quer forçar de qualquer jeito o casamento dela com Demetrio. Teseu então faz o que Egeu pede e ao perceber o fato Hérmia e Lisandro fogem para a floresta fugindo de um casamento forçado. Mas há uma quarta pessoa, chamada Helena que é apaixonada por Demetrius e que não tem o seu amor correspondido.
Certo dia, os quatro se encontram em uma floresta onde Oberon, que é o Rei das Fadas e que está com problemas com Titânia, que é a Rainha das Fadas. Por causa dessas brigas com a Rainha, o Rei Oberon decide descontar a sua raiva bagunçando o coreto da natureza, através de um plano envolvendo uma porção mágica, realizada com a ajuda de Puck, que fará que qualquer pessoa se apaixone pelo primeiro ser vivo que ver pela frente.
A primeira vítima de Oberon é não menos que Titânia, para isso ele transforma Bottom, que é um pobre tecelão em um homem com orelhas de burro e ordena então a Puck que ele use a porção mágica em Titânia, fazendo-a a se apaixonar por ele.
Com o passar do tempo os casais da floresta vão se apaixonando pelas pessoas erradas ocasionando uma grande desordem em toda a floresta. Esse efeito certa hora chegou aos quatros apaixonados, Demétrio, Helena, Hérmia e Lisandro. Com o efeito da porção passado, Titânia acorda dizendo que acabava de ter um pesadelo e então em uma conversa com ela Puck deixa escapar sobre a porção que iria usar em Hérmia e companhia.
Desconfiada Titânia exigiu explicações para Oberon que a contou tudo. Como Titânia gosta de finais felizes ordenou para que Oberon e Puck viessem com ela para desfazer o feitiço. Puck foi a frente e pingou a porção nos olhos de Demétrio.
Os quatro após um tempo acordaram. Demétrio que tinha vontade de matar Lisandro por certo tempo agora não tem mais, pois por efeito da porção está apaixonado por helena que teve seu amor correspondido.
Com o acordo entre os quatro jovens, Egeu que estava ali presente, vendo que Demétrius possui outro amor e que assim não poderia se casar com Hérmia não se importou com o amor entre sua filha e Lisandro e decidiu então fazer uma única festa de casamento para os dois casais.
Acontecido a cerimônia então, o casal Lisandro e Hérmia estavam aliviados por tudo não ter passado de um sonho de uma noite de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário